Envelhecer é adoecer? - 28.10.16

Envelhecer é adoecer?

A ânsia para preservar a juventude e tentar solucionar o dito “problema” do envelhecimento, no período da idade média, fez os antigos alquimistas manipularem poções e cremes. Na atualidade, há toda uma variedade de produtos destinados ao  antienvelhecimento que a indústria produz, que vão desde medicamentos sofisticados até pílulas não patenteadas vendidas como “curas milagrosas” para pessoas desavisadas.

Em nossa sociedade, infelizmente, o envelhecer ainda é visto como sinônimo de senilidade, adoecimento,  isolamento  ou da diminuição do sentimento de gostar de si mesmo. No entanto, quando pensamos em envelhecimento deveríamos pensar num processo global, pois muitos aspectos influenciam essa fase que, provavelmente, é a mais longa da nossa vida e que não precisa ser negativa.

Quando falamos num processo positivo e saudável de envelhecimento, normalmente pensamos apenas no corpo. E, é claro que a saúde física deve sempre ser preservada e mantida, mesmo que já tenham algumas limitações existentes, que devem ser rotineiramente vigiadas para que não ocorram surpresas e piorem o quadro.

No entanto, é importante lembrar que a saúde é bem mais do que um corpo, também precisamos de uma mente em paz e de um coração aquecido. Por isso, é fundamental lembrar de mantermos as relações sociais aquecidas, dos amigos, colegas e familiares, pois eles são parceiros de caminhada. Financeiramente, as vezes se esquece o quanto é importante manter-se equilibrado e acaba-se deixando as contas meio atrapalhadas. Então, uma boa ideia é manter aquela economia para horas imprevistas, sem deixar de aproveitar as viagens, lazer e compras.

Fazer dos anos de velhice, anos de alegria e prazer, pode ser uma escolha. Qual é a sua escolha?

Um exemplo desse novo olhar sobre a velhice, buscando descolar  essa fase das questões apenas relacionadas a doença e as limitações físicas e propondo experiências inovadoras, atividades físicas, de lazer e beleza, será possível você experimentar neste domingo, dia 30, no Parcão, das 9h às 13h, no COMVIVA +60, evento que nós, da Ohana, estamos promovendo com o Instituto de Geriatria e Gerontologia – IGG  da PUCRS, através do seu Projeto Longevidade, com a parceria da Panvel Farmácias, Mercur , Acqualive, Free Sign, Colombo Eventos, Equipe CorpoMovimento e as profissionais Daniela Stein e Clarissa Biehl Printes. Vamos homenagear o Idoso pela passagem do seu mês, comemorado em outubro, mas teremos atividades para toda a família. Traga sua cadeira, seu chimarrão, e venha curtir essa manhã de domingo com a gente!